O Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) ressalta a necessidade de seguir regras, normas e procedimentos padrões criados durante o Programa 10S.

Não importa se estejam documentadas ou foram apenas verbalizadas, criar o hábito é a garantia de sucesso do quinto Senso.

Já havia comentado em outro post da série do Programa 10S que quanto mais nos propormos a praticar o que é solicitado, mais a nossa mente identifica que é habitual.

No entanto, preciso deixar claro que não se trata de uma obediência opressora, mas de uma disciplina inteligente, que respeita o espaço e a vontade de todos.

Nosso conselho para que você aprimore cada vez mais o Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) em sua empresa é ter criatividade durante as atividades do trabalho, melhorar a comunicação entre a equipe, compartilhar ideias e avaliar constantemente os avanços do Programa 10S.

O que é Senso de Autodisciplina (SHITSUKE)?

O Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) pode ser definido como um pacto pessoal para seguir à risca as regras da empresa.

Ou seja, nesta fase é você consigo mesmo, se tornando capaz de cumprir os padrões éticos, morais e técnicos do local de trabalho.

Uma comparação que pode ser feita com o Senso de Autodisciplina é com a reeducação alimentar.

Ao começar uma dieta, você deve seguir regras. Até obter êxito, ou seja, eliminar peso, ninguém vai perceber. No entanto, você está seguindo firme e forte com seus novos hábitos.

No Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) acontece um processo semelhante.

Isso porque, você sabe o que deve ser feito e como deve ser feito, mesmo que ninguém perceba. Não importa! Isso só reforça o quanto você é disciplinado.

Ouso dizer que poucos vão notar que você está adotando as regras do SHITSUKE e ainda vai receber críticas por conta disso. Siga em frente, pois quando seus colegas de trabalho perceberem que realmente dá certo, vão querer correr atrás do prejuízo.

É fundamental que absolutamente todos os colaboradores participem do Senso de Autodisciplina (SHITSUKE), contribuindo com discussões, ideias e cumprindo as normas que forem adotadas no Programa 10S.

Algumas práticas do Senso de Autodisciplina (SHITSUKE)

O Senso de Autodisciplina além de exigir muita determinação para manter as conquistas dos Sensos anteriores, requer o compromisso com a pontualidade.

Por isso, se você é dono, diretor ou gestor de uma empresa, deve ficar atento a algumas práticas para que o SHITSUKE tenha êxito:

  • Estimular e desenvolver programas de auditoria e certificação, a fim de cobrar o que foi conquistado.
  • Criar uma rotina para garantir que o Senso de Limpeza seja cobrado entre a gerência e os funcionários, uma vez que tem a ver com disciplina.
  • Cumprir horários e dias em que forem marcadas as auditorias.
  • Fornecer todos os materiais essenciais para continuar a fase do SHITSUKE.
  • Esquematizar a comunicação visual para advertências, como por exemplo, placa vermelha para “não faça isso”, amarela para “atenção”. Algo que sinalize que o que a ação está errada.
  • Apresentar todos os Sensos do Programa 10S quando um funcionário novo começar, explicando como é aplicado no ambiente de trabalho.
  • Incentivar a prática da realização de todos os Sensos implantados até aqui.
  • Criar e manter atualizada a comunicação interna da empresa.

O que o Senso de Autodisciplina exige?

  • Em primeiro lugar: ética.
  • Comprometimento dos funcionários.
  • Educação, respeito, paciência e responsabilidade.
  • Cumprimento e respeito às normas e aos procedimentos.
  • Atribuição de responsabilidades e definição de autoridades.
  • Em último lugar, mas que pode garantir o sucesso de tudo: uma comunicação interna eficaz.

5 coisas que tornam a comunicação interna eficaz

É comum algumas organizações sentirem que a comunicação dos seus funcionários não está dando certo como o desejado. Ao invés de engajar, as pessoas acabam ficando desmotivadas.

Veja 5 itens que podem tornar a comunicação interna mais eficaz:

1) Imagem: Como os colaboradores veem sua empresa?

Saber como eles enxergam a corporação, quanto à força, filosofia e responsabilidade social, por exemplo, pode ajudar em ações mais precisas. Realize uma pesquisa de clima organizacional periodicamente para levantar essas informações.

2) Conflito: A pesquisa de clima não reflete a realidade.

Ir a campo para identificar se a pesquisa está correspondendo aos fatos é uma boa ação. Vá até onde os colaboradores estão. Garanta que essa pesquisa não surtirá nenhum efeito negativo.

3) Propósito: Criar uma identificação com a empresa.

Compreender as necessidades das equipes e direcionar esforços para solucionar tais situações vai contar muitos pontos para a empresa, além de causar empatia dos funcionários. Faça eles perceberem que podem crescer junto com a empresa.

4) Alcance: Opte por um canal adequado.

Cada canal possui uma característica para cada público interno. Entender e respeitar isso faz toda a diferença para utilizar a comunicação interna a seu favor.

5) Diálogo: Aceite sugestões.

Passe a palavra para os funcionários dizerem o que sentem. Mantenha um canal aberto e prático. Lembre-se de responder sempre que possível os comentários e as perguntas.

Como implantar o Senso de Autodisciplina (SHITSUKE)?

Chegou a hora de colocar em prática o Senso de Autodisciplina (Shitsuke) para manter a ordem e a disciplina. Para que isso aconteça, é preciso colocar a mão na massa:

  • Desenvolva regras, procedimentos, normas fáceis e possíveis de serem seguidas.
  • Seja objetivo em sua comunicação.
  • Cumpra horários e datas estipuladas.
  • Sempre diga o porquê do desenvolvimento de cada tarefa.

Benefícios do Senso de Autodisciplina (SHITSUKE)

As vantagens do Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) são:

  • Diminuição a necessidade constante de controle.
  • Auxílio na execução das tarefas.
  • Otimização do tempo e evita perdas de arquivos no trabalho.
  • Previsão do resultado final de qualquer atividade ou ação.
  • Cumprimento dos padrões de qualidade.

Sei que a cada Senso vocês procuram evoluir. É uma caminhada mesmo.

E nada começa aos saltos, mas é preciso dar o primeiro passo para que o melhor aconteça.

Nós chegamos ao nosso quinto Senso da série do Programa 10S, então, vamos relembrar tudo o que abordamos por aqui:

  1. Senso de Utilização (SEIRI):  o que é e como aplicar
  2. Senso de Organização (SEITON): como deixar sua empresa em ordem
  3. Senso de Limpeza (SEISÔ): como manter sua empresa limpa
  4. Senso de Higiene e Saúde (SEIKETSU): mais qualidade de vida na empresa

Agora quero saber o que você aprendeu e já colocou em prática dos Sensos anteriores em sua empresa?

Compartilhe com a gente nos comentários.

Ah! Não se esqueça que o Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) é ter autocontrole, então seja paciente e nunca desista dos seus sonhos e objetivos!

Até o próximo Senso!