O Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO) faz parte de uma nova geração do Programa 10S. Após a difusão dos cincos primeiros sensos, novos surgiram e um deles é o SHIKARI YARO, ampliando o objetivo do Programa.

Com a missão de complementar e adaptar esse projeto que visa a qualidade total das empresas brasileiras, foram criadas novas ferramentas oriundas dos outros sensos estruturados no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

Novos sensos foram implementados até a formação do Programa 10S, que atualmente é uma metodologia centrada na capacidade intelectual e criativa dos colaboradores.

É de extrema importância frisar que o Programa não destaca a importância apenas do investimento em equipamentos e máquinas, mas também na gestão do capital humano e como os colaboradores podem aproveitar da melhor maneira o material de trabalho.

A implementação de cada S do programa revela sinais de mudança perceptíveis facilmente no comportamento dos diretores e gerentes. Isso porque, eles passam a se manter mais unidos, contribuindo com estratégias de sobrevivência no mundo dos negócios, evitando desperdícios.

No entanto, a implantação dos sensos só valerá a pena se todos estiverem comprometidos, envolvidos e participando de todas as etapas do outros sensos que já comentamos por aqui.

Programa 10S: relembrando os cinco primeiros sensos

1) Senso de Utilização (SEIRI)

Tem como finalidade separar o que é do que não é utilizável, por grau, tipo e tamanho. Elimina-se tudo o que não for de grande valia ao ambiente de trabalho, reduzindo desperdícios e aproveitando os materiais disponíveis.

2) Senso de Organização (SEITON)

É primordial organizar aquilo que está sendo utilizado, avaliar se é realmente  necessário, empregar na quantidade adequada e no momento exato.

3) Senso de Limpeza (SEISÔ)

Busca-se manter o local de trabalho limpo, realizando uma verdadeira faxina. Neste senso, é importante garantir a manutenção do local de trabalho sempre limpo e organizado.

4) Senso de Saúde e Higiene (SEIKETSU)

Neste senso é o momento exato para verificar se todas as outras etapas estão sendo cumpridas à risca. Analisar se todos os ambientes oferecem condições de higiene, assegurando, dessa forma, a qualidade de vida de todos os funcionários.

5) Senso de Autodisciplina (SHITSUKE)

A importância de ressaltar as regras, normas e padrões é aplicada neste senso, que garante que o hábito de seguir o que foi proposto está sendo cumprido.

E agora vamos avançar para o sexto senso, conhecido como Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO).

O que é o Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO)?

Trata-se de uma determinação da participação de um representante da diretoria ou gerência para se unir com todos os outros funcionários.

Já ouviu aquela famosa frase: “O exemplo vem de cima”!?

Pois bem, chegou a hora dos executivos arregaçar as mangas e promover, ao mesmo tempo em que participa, da união com todos os colaboradores da corporação.

Até porque de nada adianta a implantação se toda a diretoria não estiver envolvida. É como assinasse um atestado de óbito de todas as outras etapas do Programa 10S.

Você que é diretor de empresa, não pense que é demérito auxiliar na limpeza ou organização do local de trabalho. Pelo contrário, com a sua ajuda isso pode melhorar (e muito) o mecanismo de trabalho dos colaboradores.

As etapas para implantação do SHIKARI YARO:

  • Conscientização da participação da diretoria da empresa
  • Conversa entre diretores e gerentes
  • Promoção de um coordenador do programa de qualidade
  • Criação de um canal de comunicação direto com todos os funcionários
  • Reunião entre supervisores, gerentes e funcionários
  • Divulgação do Programa 10S
  • Elaboração de um plano para motivar os funcionários
  • Realização de auditoria operacional nos recursos humanos
  • Desenvolvimento de um plano de gestão de crise
  • Avaliação de todo o Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO)

Como aplicar o Senso de Determinação e União

A primeira coisa a se fazer é estimular toda a diretoria.

Com isso, a direção repassa a tarefa para a pessoa escolhida como gerente de qualidade. Logo após, o gerente deve formar equipes e distribuir as atividades, nas quais serão os responsáveis pela execução das mesmas.

O perfil dessas equipes deve ser estruturado com um diretor, gerente, supervisor e funcionários.

A grande sacada do Senso de Determinação e União é variar as equipes com diversos perfis que terão que desenvolver tarefas como limpeza e organização, atividades que necessitam da ajuda um do outro.

Quando um funcionário do chão de fábrica recebe um diretor para trabalhar junto com ele, a percepção a respeito do bom funcionamento da empresa muda radicalmente, pois quem imaginaria que um cargo do alto escalão poderia estar desenvolvendo tarefas de limpeza e organização?

Nestes casos, o gerente do programa de qualidade deve criar técnicas para “quebrar o gelo” e deixar diretores e funcionários bem a vontade. Um conselho: aplique jogos motivacionais e cooperativos para todos participarem.

Essa técnica ajuda a resolver conflitos e cria um clima de união e responsabilidade no trabalho em equipe.

Conheça os benefícios do SHIKARI YARO

Dentre todos os benefícios que o Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO) pode proporcionar para as empresas, o maior é o crescimento pessoal.

Por meio dessa experiência os diretores sentem na pele o esforço, a dedicação e os obstáculos que os colaboradores encaram para manter a organização em ordem.

Entre outros benefícios vale destacar:

  • Aumento da confiança dos empregados perante à organização
  • Maior compromisso dos funcionários em busca de resultados para a empresa
  • Melhora nas relações interpessoais
  • Descoberta de talentos
  • Criação do espírito de trabalho em equipe
  • Educação dos colaboradores por meio de capacitações profissionais
  • Aumento da produtividade e dos resultados

Se você faz parte da diretoria, para que essa etapa do Programa 10S seja mais assertiva, mantenha a cordialidade, o respeito e a educação entre os colaboradores.

Enalteça a sensação de que cada colaborador é importante para o sucesso e crescimento da empresa e, para isso, é preciso zelar pela aplicação do Senso de Determinação e União.

Podemos continuar este assunto no Facebook da Pericciar, onde falo mais a respeito sobre este e outros sensos.

Agora se precisa de uma ajuda pontual em sua empresa para conscientizar os colaboradores a respeito do Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO), preencha o formulário abaixo, que terei o enorme prazer em te ajudar nessa missão!