O Senso de Limpeza (SEISÔ) é a terceira fase do Programa 10S e que deve ser aplicada logo após a implantação do Senso de Organização (SEITON).

Durante a etapa do SEISÔ é primordial que, além de realizar a limpeza do ambiente de trabalho, o local seja conservado sempre limpo.

Isso tem a ver com eliminar fontes de sujeira e objetos excêntricos, como também manter dados e informações sempre organizados e atualizados para facilitar a tomada de decisão.

Já comentamos sobre isso quando falamos sobre o Senso de Organização.

É preciso deixar claro que ter um ambiente limpo não é apenas limpar, limpar e limpar, mas sim (e principalmente) procurar meios de sujar menos, ou seja, identificar pontos onde se concentram mais sujeira e não deixar acontecer de novo, deixando o ambiente sempre limpo.

Assim como nos outros Sensos, o Senso de Limpeza (SEISÔ) também estimula o aumento da produtividade da equipe de colaboradores, dos equipamentos e tudo que esteja envolvido no processo de produção.

Além disso, o SEISÔ evita danos e perda de matéria-prima, um dos maiores patrimônios das empresa.

No entanto, para que isso de fato aconteça, é necessário que os funcionários adotem o SEISÔ e se habituem com o Senso de Limpeza para manter o ambiente limpo.

O que é Senso de Limpeza (SEISÔ)?

No Senso de Limpeza é imprescindível deixar tudo limpo e brilhante. Nesta fase é criado um novo formato de limpeza nos ambientes e recursos, como local de trabalho, equipamentos e demais objetos.

Um exemplo bem simples é identificar o excesso e acúmulo de óleo ou graxa nos equipamentos e ferramentas, que podem futuramente ocasionar algum problema ou falha durante o processo de produção.

Conservar o ambiente higienizado, além de aumentar a produtividade dos colaboradores e equipamentos, proporciona mais segurança para o próprio funcionário.

Geralmente as empresas já têm um pessoal contratado para executar o serviço de limpeza, porém é necessário habituar os colaboradores responsáveis por seus próprios setores a manterem o ambiente de trabalho sempre limpo.

Dessa forma, cada colaborador contribui para o bem-estar e a segurança dos colegas de trabalho (e a sua também), proporcionando o aumento da produtividade da equipe e melhoria contínua.

O Senso de Limpeza (SEISÔ) deve ser encarado como um processo de gestão ambiental, minimizando também as fontes de poluição.

Como funciona o Senso de Limpeza?

Nesta fase do Senso de Limpeza (SEISÔ) usualmente são estruturadas pequenas equipes para manter o ambiente limpo em determinadas áreas da empresa.

As equipes têm obrigação de inspecionar máquinas, armários, mesas, chão e todas as demais fontes de sujeira.

Como cada canto da empresa pode acumular diferentes tipos de sujeira, é preciso que a equipe selecione produtos de limpezas adequados para cada local e, depois, destine corretamente os resíduos.

Lembre-se do Senso de Utilização (Seiri): não desperdice os recursos da empresa!

Se serve como sugestão, no caso das indústrias, realize a desmontagem de equipamentos e máquinas para identificar se as peças estão em bom estado de conservação, se podem seguir em frente e estão lubrificadas conforme as especificações.

É fato que grande parte das indústrias normalmente terceiriza esse serviço e agenda durante o período de férias coletivas a um custo reduzido.

Entretanto, torno a repetir, para o SEISÔ garantir melhoria contínua é importante que os funcionários participem do processo para se habituarem e praticarem diariamente.

Por que difundir o Senso de Limpeza nas empresas?

O Senso de Limpeza (SEISÔ) deve abranger todos os locais da empresa, como os setores administrativo, banheiros, vestiários, refeitório até chegar à área da produção.

O objetivo é eliminar todas fonte de sujeira que ameace a saúde dos colaboradores no local de trabalho e ocasione grandes problemas ao meio ambiente.

Além de habituar os colaboradores a se policiar com o Senso de Limpeza (SEISÔ), essa metodologia é uma forma educativa de implantar na consciência deles a preocupação com o ambiente coletivo.

Dicas para implantação do Senso de Limpeza

Para começar a implantar o Senso de Limpeza (SEISÔ), separamos cinco dicas fundamentais para colocar em prática no momento de incorporar o terceiro S em sua empresa:

  1. Crie e agende o “Dia da Limpeza”
  2. Crie hábitos para os colegas manterem o ambiente de trabalho sempre limpo
  3. Estabeleça locais para a coleta de lixo
  4. Veja a possibilidade de realizar a coleta seletiva
  5. Estabeleça regras para a manutenção da limpeza

Como saber se o Senso de Limpeza está dando certo?

Para que esses processos citados acima sejam bem-sucedidos é preciso contar com a ajuda dos funcionários. Afinal, quem sai ganhando mantendo o ambiente de trabalho sempre limpo são eles.

Porém, para melhoria contínua, algumas ações devem partir dos próprios colaboradores, como:

  • Deixar o uniforme sempre apresentável
  • Manter o chão limpo, sem papéis ou outras fontes de sujeira
  • Limpar as ferramentas para outras pessoas que forem utilizar
  • Preservar os ambientes da empresa limpos e em ordem
  • Evitar o vazamento de óleo dos equipamentos

Feito isso, é imprescindível fazer um check-list da limpeza, a fim de verificar se tudo está em perfeitas condições. Então pergunte-se:

  • As plantas que estão no ambiente de trabalho estão sendo regadas?
  • Os computadores estão limpos?
  • Os colaboradores procuram deixar o local de trabalho sempre limpo e em ordem?
  • Foi tirada a poeira de objetos e de armários e mesas?
  • A imagem dos funcionários passa algo agradável e higiênico?

Entenda todos os benefícios do Senso de Limpeza

Pronto!

Se todas essas perguntas tiveram uma resposta positiva você certamente vai notar os principais benefícios alcançados pelas empresas que adotam o Senso de Limpeza (SEISÔ), são eles:

  • Melhor aproveitamento e durabilidade dos equipamentos
  • Ambiente de trabalho sempre limpo
  • Redução de desperdício de recursos
  • Mais segurança no ambiente de trabalho
  • Aumento da produtividade dos funcionários
  • Imagem agradável e saudável da empresa
  • Mudanças de hábitos de limpeza de todos os funcionários
Infográfico - Senso de Limpeza (SEISÔ)

Entendo que manter a empresa brilhando é uma tarefa com inúmeros detalhes.

Mas estou aqui justamente para te ajudar a simplificar esse processo. Entre em contato comigo pelo WhatsApp que te explico como deixar sua empresa mais limpa, agradável e feliz!

E aproveite para curtir minha página no Facebook, onde dou mais detalhes sobre este e outros Sensos do Programa 10S.

Ah, e antes de encerrar, a última dica: para você ter 100% de sucesso o Senso de Limpeza (SEISÔ) precisa ser monitorado constantemente durante a rotina diária dos funcionários.

Até breve!!!