O Senso de Treinamento e Educação (SHIDO) tem como objetivo proporcionar educação aos colaboradores da empresa por meio de capacitações profissionais de tal maneira que possam aprimorar o conhecimento do profissional cada vez mais.

Afinal, os benefícios de todas as etapas do Programa 10S já implantados só serão conquistados com a educação e o treinamento dos funcionários da sua empresa. 

Além de oportunizar e atualizar conhecimentos dos funcionários, o SHIDO valoriza o maior bem de toda a empresa: o capital humano.

Ou seja, com a implantação do Senso de Treinamento e Educação (SHIDO), os colaboradores passam a ser o bem mais valioso das organizações. Se a empresa está investindo em mão-de-obra especializada é provável que conquiste bons resultados.

Mas não se engane que repetir a mesma atividade por várias e várias vezes é suficiente, assim como no Senso de Organização (SEITON), que é preciso praticar todo o santo dia. 

Além de propiciar formas de melhorar o conhecimento, as empresas devem sempre oferecer aos colaboradores ações de competitividade dentro da empresa. 

De que forma? 

Promovendo sempre a capacitação profissional e atualização dos funcionários da empresa através das novas tecnologias. 

O que é Senso de Treinamento (SHIDO)?

Diariamente nos deparamos nos noticiários com a assombrosa taxa de desemprego e uma das razões para que isso aconteça é: a falta de experiência e qualificação que muitas profissões exigem, além do comportamento adequado do profissional.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil teve um aumento de 12,4 milhões de pessoas no primeiro trimestre deste ano.

Diante de um dado tão expressivo, como confiar e investir em qualificação profissional num cenário tão incerto como o qual estamos vivendo?

Se você acredita que investir em um profissional caro é bobagem, é porque não faz ideia de quanto custa um que não é qualificado.

O Senso de Treinamento e Educação (SHIDO) vem para determinar que o ser humano tem uma grande importância, pois eles trarão os resultados que você almeja para a empresa. 

Oferecer conhecimento e reconhecer talentos é a base do sétimo Senso. 

Com capacitação profissional, as empresas possibilitam que as pessoas se tornem “empregáveis” e mais competitivas no ambiente de trabalho.

Como funciona o Senso de Treinamento (SHIDO)?

As organizações estão dê olho no bom funcionamento deste Senso por conta da alta competitividade no mercado atual.

Resultados como aumento de produtividade, melhora da qualidade e redução de custos de produção estão garantidos quando o departamento de Recursos Humanos investe em mão-de-obra especializada, identifica grandes talentos e reconhece que o bem maior de uma empresa são as pessoas.

Inserir o Senso de Treinamento e Educação (SHIDO) nas atividades cotidianas dos funcionários da empresa só reforçam o quanto se faz necessário promover capacitações de aperfeiçoamento individual e de toda a equipe em prol do desempenho da empresa.

Isso porque, além da busca pelo diferencial competitivo, o Brasil precisa reverter uma estatística negativa. O país é campeão no número de acidentes de trabalho. 

Por isso, implementar o SHIDO na rotina profissional da empresa é uma forma de capacitar individualmente e coletivamente os funcionários, promovendo, dessa forma, mais segurança do trabalho na empresa.

Dicas de como aplicar o Senso de Treinamento (SHIDO) em empresas

O Senso de Treinamento e Educação (SHIDO) é considerado o mais denso entre os Sensos, pois envolve toda a equipe de Gestão de Qualidade, além de funcionários, diretores e gestores. 

A empresa deve investir em programas de capacitação que ensinam a operar equipamentos. 

No caso de funcionários que não finalizaram o Ensino Fundamental ou Médio, o primeiro passo é implementar um programa de alfabetização e, mais adiante, até mesmo oferecer curso de uma língua estrangeira aos colaboradores.

Uma dica é que a empresa pode criar um conselho de controle de qualidade com o objetivo de atestar se os conhecimentos adquiridos estão sendo executados, bem como se os ensinamentos estão sendo compartilhados com os colegas de trabalho.

Pense que tudo deve ser, sempre, centrado no ser humano. 

Investir no conhecimento dos funcionários auxilia na diminuição da rotatividade e causa mais engajamento dos colaboradores ao desempenharem alguma tarefa.

Como implantar o SHIDO?

O Senso de Treinamento e Educação (SHIDO) deve ser implementado na empresa seguindo os seguintes passos:

  1. Capacitar o responsável por coordenar o Programa 10S.
  2. Treinar a diretoria da empresa.
  3. Estruturar um ambiente somente para o Programa 10S.
  4. Realizar entrevistas para selecionar os profissionais facilitadores do Programa.
  5. Desenvolver um plano diretor do Programa.
  6. Capacitar todos os funcionários da empresa.
  7. Fazer um raio-x da empresa antes da implantação do Senso.
  8. Avaliar o Senso de Treinamento e Educação (SHIDO).

Benefícios do SHIDO

A empresa vai notar grandes resultados quando investir nos funcionários, pois são eles a peça motriz de uma organização. 

Depois que o SHIDO for implantando, os benefícios começam logo a aparecer. 

Mas, vou logo avisando, é preciso ter paciência e continuar com o Programa 10S para que nada se perca pelo caminho e todo o seu trabalho vá por água abaixo.

Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Mais geração de empregos e possibilidade de contratação.
  • Aumento de competitividade entre as empresas.
  • Capacitação e desenvolvimento de novos talentos.
  • Aumento da produtividade.
  • Conquista de bons resultados.
  • Valorização do ser humano.
  • Mais segurança no ambiente de trabalho.
  • Redução de custos.

Outro fator que deve ser levado em consideração é com relação às despesas oriundas da implantação do Senso de Treinamento e Educação (SHIDO).

Essa etapa do Programa 10S deve ser encarada, mais do que qualquer outra, como um grande investimento.

Então para não restar dúvidas: através do SHIDO você desenvolve um planejamento de treinamento para os colaboradores que é fundamental para o sucesso da sua organização.

Caso a sua empresa precise de ajuda para implantar o SHIDO ou os demais Sensos do Programa 10S, estou inteiramente à disposição para ajudar no que for preciso!

Vamos começar essa conversa agora?