A sociologia das organizações pode ser dividida em três pilares.

O primeiro é o histórico,  o qual é preciso entender o conceito da sociologia organizacional. Também é necessário compreender a mudança do conceito de trabalho. Para isso, é preciso voltar na história, na idade média, relembrar o que significava o trabalho e o quanto este significado foi mudando ao longo o tempo.

O segundo pilar é sobre a cultura organizacional, porque cada empresa tem um modo de se relacionar que afeta diretamente o sucesso do negócio.

E por último é importante entender sobra a política das organizações e como o gestor deve se posicionar como um agente político.

Então, confira em detalhes estes três pontos importantes para aplicar a sociologia organizacional em sua empresa.

Cultura das organizações

1) O conceito da Sociologia Organizacional

A sociologia organizacional visa estudar as pessoas dentro das organizações, ou seja, como elas se relacionam e como funcionam os grupos formais e informais dentro das empresas.

Para entender isso, precisamos analisar o comportamento do ser humano.

Ele sempre procurou viver em sociedades, desde quando se organizava em tribos. O ser humano, de certa forma, sempre procurou uma aproximação com os outros da sua espécie.

Isso fez com que, ao longo do tempo, as pessoas quisessem pesquisar os fenômenos que ocorriam nas organizações de pessoas. Desde os atritos, disputas, formações dos grupos. E isso é a base da sociologia organizacional.

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2) Cultura organizacional

As organizações são como pequenas nações, porque muitas vezes contam com uma linguagem própria, vestuário próprio e uma forma particular de se comportar.

Algumas empresas moldam até mesmo a forma com que as pessoas se relacionam em suas próprias casas. Essa cultura é muito forte e também determina o sucesso ou o fracasso do negócio. Por isso, é necessário entender cada um dos elementos da cultura organizacional e como o gestor precisa captar e se relacionar com essa cultura.

Não existe uma fórmula mágica que seja geral e sirva para todas as empresas. Mas é necessário decodificar as possibilidades e construir soluções que estejam direcionadas para as necessidades de cada negócio.

Mesmo em empresas do mesmo segmento, muda tudo.

A questão cultural é muito particular.

Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise crítica e identificar a cultura da empresa. Em algumas organizações é necessário mudanças. Se for este o caso, o gestor precisa ter o diagnóstico da cultura organizacional bem definido e saber como e onde atuar como um agente de mudanças.

3) Política da organização

Por mais que os gestores queiram tratar as organizações de maneira muito técnica, é inevitável fugir das questões políticas.

E isso se dá por um único motivo: quando existem relações pessoais, existem relações políticas.

Essa política é focada nas organizações.

Situações que envolvem relações de poder, recursos escassos e questões de conflitos de interesses. É muito comum existir divergência nos interesses entre organizações, trabalhadores e interesses individuais.

E por isso a importância de estudar essas políticas internas da organização e que o gestor assuma essa posição de agente político dentro da empresa.

Entenda as organizações de pessoas nas empresas

Dentro da sociedade temos diversas organizações empresariais que produzem bens ou serviços.

Então, de certa forma, todos se relacionam com organizações. Seja como consumidor, colaborador ou como gestor.

Como gestor, você precisa ter o domínio das condições das relações sociais na sua empresa. Se o gestor não compreender as relações sociais e não entender como ela pode afetar o desempenho da equipe, poderá correr o risco de fazer uma gestão muito tecnicista, que despreza os aspectos sociais e consequentemente fracassar na gestão.

É preciso sim se dedicar e garantir a parte técnica, mas também proporcionar um negócio que continue existindo de forma sustentável.

Sociologia das organizações

Agora que você já viu este resumo sobre sociologia organizacional, tente pensar em como você poderia fazer para aplicar os três pilares da sociologia das organizações em sua empresa.

Lembre que é preciso mensurar os resultados e ficar sempre atento sobre a eficiência deles.

Ao entender o conceito da sociologia nas organizações, a cultura empresarial do seu negócio e como funciona as questões políticas da organização, você terá dados e embasamento para ser de fato um agente de transformação dentro da sua empresa.